Corona Vírus: O que fazer de útil neste período de quarentena


Olá, pessoal! Tudo bem? Tem um tempinho que não posto, porque estive com dor de garganta e preferi me proteger. Estou bem melhor e seguindo à risca às orientações sobre proteção e cuidados contra o Corona Vírus que mata de verdade. Hoje no mundo temos mais de 15 mil óbitos; no Brasil, mais de 1.600 infectadas e até o momento 25 óbitos. Fora os casos não notificados.

PRECISAMOS NOS PROTEGER E A QUARENTENA, isto é, FICAR EM CASA, é a melhor maneira de nos tirar da linha de tiro deste vírus.

E QUEM PRECISA TRABALHAR FORA?

Sugiro que esteja munidos de máscaras para evitar o contato. Elas não podem não ter 100% de eficiência, mas tem alguma eficácia, uso de alcool gel para higienizar-se o tempo todo em que tiver contato, luvas descartáveis a cada 2 horas e / ou água e sabão. Não consigo pensar em outras possibilidades.

PARA QUEM IRÁ FICAR EM CASA.

Neste post trago algumas sugestões que podemos fazer para nos preservar do vírus, mas também nossa saúde mental. Ontem, me deu uma certa angústia estar em casa e lidar com notícias o tempo todo, mas como pessoa humana, profissional de saúde e formadora de opinião, preciso contribuir de uma forma ou de outra.

O QUE PODEMOS FAZER EM CASA?


1. Manter a higiene e organização do ambiente. Então, quem limpar a casa, organizar gavetas e imóveis, tirar o que não serve e descartar é uma boa possibilidade.
Aproveitar também e manter roupas lavadas e passadas, pode ser uma alternativa para organização, limpeza e saúde.





2. Que tal aproveitar este momento e criar um novo hábito? A leitura é fundamental, porque além de aprendermos mais, absorvemos conhecimento, dinâmica de raciocínio e teremos contato com outras realidades para nos tirar um pouco do foco.
Para quem desejar, aqui no blog, tem um link, à sua esquerda, chamado "Biblicoteca Preta". Ali separei alguns títulos que você
pode ler no pc, baixar no celular ou tablet ou converter e transferir
para seu e-reader (Lev, Kindle ou outros)




3. Sozinha ou acompanhada, as séries também ajudam muito à passar o tempo nestes momentos difíceis.
Há séries na Netflix, GloboPlay e Amazon, muitos destes serviços são pagos, mas neste momento a maioria oferecem o serviço gratuito por 30 dias e depois cobram o valor de R$ 20,00 em média.



4. Para quem pratica exercícios na academia, neste momento, NÃO É ORIENTADO SAIR DE CASA, logo, há possibilidades de exercer-se sozinho. No YouTube e Instagram, há vários profissionais que estão compartilhando dicas para se exercer em casa gratuitamente. É um bom momento para colocar a saúde em dia, associada de alimentação balanceada e ingestão de água.

Lembrando que frutas e legumes devem ser bem lavados, seguindo o critério de higiene antes do consumo.


5. Sabemos que a quarentena, a dispensa obrigatória, remunerada ou não do trabalho ou home office, possibilitam certa flexibilidade para quem precisará ficar em casa. Então, aproveitar a oportunidade para se qualificar é uma ótima alternativa. Há diversos sites e páginas que oferecem cursos gratuitos.
Entre eles:
FGV - Fundação Getúlio Vargas
Sebrae
SENAI
Fundação Bradesco

E outros. Se desejarem, posso mapear locais com cursos gratuitos, com ou sem certificado para que possamos nos qualificar.


Foto: Fernanda Salvadé/Arquivo pessoal/ BBC
6. SOLIDARIEDADE - principalmente neste momento em que o grupo de risco são crianças, gestantes, idosos, pessoas com deficiência e doentes crônicos como broncoasmáticos, hipertensos, diabéticos e outros.
Se você tem disponibilidade, coloque-se á disposição para ajudar quem precisa.

Link: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/17/coronavirus-cinco-provas-de-solidariedade-e-esperanca-em-meio-a-pandemia.ghtml



E é isso, pessoal! Espero ter ajudado. Estou em casa, em quarentena com meu filho e meu cachorro. E procurarei sempre postar dicas úteis para vocês.

 Beijos, cuidem-se e até o próximo post. 
Pin It

Nenhum comentário:

Postar um comentário