Cuidados com os cachinhos das crianças:

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo, apesar da correria. Hoje vamos falar um pouco mais sobre os cuidados com cabelos das nossas crianças.

Em geral, temos uma cultura de cuidarmos dos cabelos de nossas crianças e em geral também sempre usando produto químico para melhorar seu condicionamento. Pois é, desde 1996 isso tem sido proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no uso de produtos que compõem por exemplo os Hidróxidos, Tioglicolatos e até Guanidina ( quem se interessar, leia mais aqui). Segundo informações, por crianças estarem em fase de desenvolvimento, algum destes ativos podem interferir negativamente nesta ação orgânica), portanto torna-se proibido o uso de relaxantes, permanentes e alisamentos.

 O que fazer então?

Calma, pessoal! Há muitas alternativas de tratarmos dos cachinhos dos nossos pequenos, sem a utilização de princípios ativos para sua transformação. Claro que, em alguns casos, a química é o mais adequado, mas não é o fim último de tudo.
Um dos cuidados que vocês podem adqurir são:


* Hidratações semanais - Costumo dizer que as hidratações semanais ( de 2 a 3x por semana) costumam ser milagrosas com o tempo. As vezes os cabelinhos que são bem sequinhos e fininhos, tornam-se um primor com as constantes das hidratações, tornando-se mais brilhantes, macios e com os cachinhos definidos.

* Umectações com óleos e manteigas vegetais - Para aqueles cachinhos bem sequinhos uma boa alternativa ( seja para adultos e crianças, em minha opinião) são as umectações. Um dos óleos mais indicados para este, é o óleo de coco. Estes e outros vocês encontram facilmente em loja de produtos naturais como o Mundo Verde e Casa Pedro, por exemplo.

Como fazê-lo:

Lave com shampoo e condicionador neutros os cabelos dos pimpolhos. Seque bem e aplique o óleo ou manteiga vegetal e deixe agir em torno de 30 minutos a 1 hora. Enxague bem e passe o creme para pentear de sua preferência.

 VocÊs perceberão que com o tempo, os fios estarão mais hidratados e os cachinhos mais definidos.

* Tranças - Uma boa alternativa para quem não tem tempo é investir em tranças. Além de valorizar os cachinhos, dá um super estilo e mantém os fios no lugar durante até uma semana. 

Vale lembrar que as tranças em demasia, podem gerar ressecamento nos fios e até mesmo caspas. Se optarem em trançar os cabelos dos pimpolhos faça de uma forma que não aperte muito para não dolorir o couro cabeludo deles. Lave e hidrate sempre que soltá-las.


Evite:

- Lavar os cabelos a noite e secar com secador;

-Prender os cabelos molhados;

- Prender os cabelos apertados;


Claro que os cuidados assim não tem o mesmo resultado que a transformação que uma química poderá oferecer, mas em compensação sai muito mais em conta e os resultados são bem duradouros.


Espero que esta dica seja útil aos cabelos dos pimpolhos.

 Beijos!
Pin It

9 comentários:

  1. A minha baby nasceu com o cabelo liso e espero que continue assim quando crescer para facilitar a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Fe, q dicas valiosas. A minha Maria Eduarda tem os cabelos bem caceados.
    Vou seguir a risca.
    Bjks.
    pretinhadacor@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fê,vou cumprir as suas dicas com meu Enzo!
    Ele tem o cabelinho todo cacheadinho...nem eu nem o pai quer cortar,mas tem gente q diz p cortar!
    Como sigo o q quero,mantenho o cabelinho do meu rapazinho!
    ;)

    Os cachinhos dele são lindos!ele tem um aninho,será q tem problema fazer umectação?? tipo caspa?
    Eu já fiz uma vez,a hidratação de colágeno...gostei muito do resultado e as vezes,eu passo um creme no cabelinho dele.Mas costumo passar o creme p pentear só uma vez na semana.Agora lavo duas vezes na semana.
    É um pouco ressecado!!!

    beijO lindaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  4. Aline Ribeiro,

    Pois é, amiga. Ainda que os cabelos delas venham a encrespar, não se desespere. Invista amor, carinho e respeito e trate dos cachinhos e verá que ficarão lindos.

    Beijos para ti e para ela ( na solinha dos pés ou na palminha das mãos).

    ResponderExcluir
  5. Cintia,

    Obrigada pelo carinho. Espero que seja valiosa pra ti e também para a nossa Maria Eduarda. Todos os beijos nela.

    ResponderExcluir
  6. Giselly,

    Acredito que não haja problemas em tentar fazer as umectações, uma vez que são produtos naturais...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Fe,
    Amei as dicas, serão de grande utilidade.
    Saroca ainda é bem pequena com apenas 6 meses, mas os cabelos já estão trocando e os que vão nascer serão mais cacheados e se ela puxar a mãe e a familia do papai terá cachinhos bem volumosos.
    Quero evitar o máximo possível de passar química e deixar que ela tenha cabelos naturais, se já cuido do meu cabelo, com os dela o cuidado será redobrado ou até mesmo triplicado.

    Uma ótima semana pra vc Lindona!
    Beijoks...

    ResponderExcluir
  8. Cintok,

    Isso aí. Beijocas para ti e para ela.

    ResponderExcluir
  9. Ola, fernnandah!!Tudo bem?Tenho uma priminha(7 anos) que tem o cabelo afro(bem soltinho),minha tia nao quer "passar" nenhuma quimica por enquanto,sugeri a ela que fizesse no cabelo da menina aquele metodo "plopping".Vc sabe aonde vende aqui no Rio aquela toalha de microfibra ,que e indicada pra este metodo?Amo seu blog...cada dia melhor!!!Bj!!

    ResponderExcluir